Trabalho Interdisciplinar
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
3.1 – Comportamento Organizacional 7
3.2 – Gestão de Pessoas 7
3.3 - Processos Administrativos 7
3.4 – Introdução à Economia 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Fundado em 1961, o pequeno município de Lago do Junco pertence à região dos cocais a 615 km da capital São Luíz do estado do Maranhão. Conforme dados do IBGE, em 2000, sua população era de 9.211 pessoas, sendo que 6.102 viviam na zona rural. Em comparação aos outros municípios, Lago do Junco sempre apresentou indicadores socioeconômicos inferiores.
A vegetação predominante sempre foi a palmeira de babaçu, planta que se estendia por toda a região dos cocais. Uma parcela considerável da população rural dependia da extração do fruto dessa palmeira como uma das poucas fontes de renda. Uma das grandes conquistas das quebradeiras de coco foi a criação da Cooperativa de Quebradeiras de Coco de Ludovico (povoado de Lago do Junco), onde produziam artesanalmente sabonetes e extraiam o óleo de babaçu.
A realidade do município de Lago do Junco começou a mudar quando em 1999 por meio do Programa Comunidade Ativa, o governo federal em parceria com o SEBRAE implantou no município uma das cinco experiências-piloto de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS) no Maranhão. Realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Local, o diagnóstico socioeconômico identificou no município como potencialidades locais a diversidade da flora medicinal e mais tradição cultural no cultivo e na utilização destas plantas, o que levou a implantação de um horto de plantas medicinais e de um laboratório para manipulação de fitoterápicos.
O próximo passo foi capacitar os membros do Fórum, para reforçar a capacidade de liderança, estimulando o trabalho em equipe e o conhecimento da realidade local através dos cursos oferecidos pelo SEBRAE. Durante o processo de capacitação, surgiu a ideia da fabricação e