2 handalt sintaxe e palavra
327 palavras
2 páginas
Universidade Estadual De GoiásUnidade Universitária De Goiás
Licenciatura Plena Em Letras-Português/Inglês
Goiás, 12 de dezembro de 2013
Professora: Silvone Fernandes Melchior Silva
Discente: Paula Regina Torres
1º ano de Letras
Bibliografia:
Castilho, Ataliba T. de Nova gramática do português brasileiro / Ataliba T. de Castilho. – I. ed., Reimpressão. – São Paulo : Contexto, 2010
Figuras de palavras: Referem-se à significação das palavras.
Metáfora: É um meio de nomear um conceito de um dado domínio de conhecimento pelo emprego de uma palavra usual em outro domínio. Resulta-se de uma operação substituta; a associação semântica se articula no eixo paradigmático.
Metonímia: Ocorre na transferência de um termo para o âmbito de um significado que não é o seu, processando por uma relação cuja lógica se dá, não na semelhança, mas na contiguidade das ideias.
Catacrese: É a metáfora já incorporada a língua, geralmente para suprir a falta de um termo específico do vocabulário corrente.
Antonomásia: É um recurso de referenciação por meio do qual se emprega um nome comum em lugar d um nome próprio e vice-versa. Ocorre a substituição de um nome de um ser pelo de uma sua qualidade. Ex: Poeta dos Escravos escreveu poemas condoreiros. (poeta dos escravos= Castro Alves)
Diáfora ou Antanáclase: É uma espécie de trocadilho que se emprega na mesma palavra, no sentido de ‘mesma forma fônica ou gráfica’, com sentidos diferentes, a fim de tirar efeito de sua ambiguidade.
Figuras de sintaxe: O desvio estilístico nas figuras de sintaxe ocorre na organização sintática da frase.
Hipérbato: Alteração da ordem de algum termo da oração ou de alguma oração do período, de sorte que a construção resultante se torna atípica.
Anástrofe: Deslocamento de algum constituinte do sintagma para uma posição não usual: Ex: “Amo do nauta o doloroso grito/ Em frágil prancha sobre mar de horrores.” (do nauta o doloroso grito=o doloroso grito do nauta).
Pleonasmo: Repetição de um