HPV
Juciléia condaque
Luzia Gerlach
Projeto Semear
O que é?
É
a sigla em inglês para papiloma vírus humano. Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.
HPV e o Câncer de colo de útero
O vírus HPV ele pode ser transmitido pelo contato sexual. A infecção pelo HPV
é muito frequente, mas transitória, regredido espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste e, especialmente, é causada por um tipo viral oncogênico (com potencial para causar câncer), pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras, que se não forem identificadas e tratadas podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.
O QUE SE SENTE QUANDO SE TEM O
CÂNCER DE COLO DO ÚTERO?
Os
sintomas ou as suas manifestações mais comuns são sangramento após as relações sexuais, aumento de sangramento vaginal e presença de período intermenstrual anormal e também de secreção vaginal de odor fétido e dor. É muito importante notar que o seu corpo esta tendo reações anormal para que o tratamento tenha resultado e que poça trata da doença antes que ela se agrave .
COMO OS MÉDICOS FAZ O
DIAGNOSTICO DO CÂNCER DO COLO
DO ÚTERO?
E um exame ginecológico rotineiro, além da coleta do citopatológico, é realizado é coloca-se no colo do útero uma solução iodada para detectar áreas não coradas, suspeitas. A colposcopia (exame em que se visualiza o colo do útero com lente de aumento de 10 vezes ou mais) auxilia na avaliação de lesões suspeitas ao exame rotineiro, e permite a realização de biópsia dirigida (coleta de pequena porção de colo do útero), fundamental para o diagnóstico o câncer.
Este teste é feito por um médico ou um técnico treinado para isso, num consultório ou ambulatório. Durante um exame vaginal, antes do exame de toque, um aparelho