O que é hpv ?
O papilomavírus humano é o causador da doença chamada HPV que pode ser transmitida pelo contato íntimo desprotegido com um indivíduo contaminado. Seu principal sintoma é o surgimento de diversas pequenas verrugas na região genital, que pode afetar tanto homens quanto mulheres, de todas as idades.
Existem muitas variações do HPV, a maioria delas não apresenta nenhum sintoma e pode desaparecer espontaneamente, sem tratamento específico. Uma das formas mais temidas do HPV é aquele que afeta a área genital, porque quando não é devidamente tratado pode levar ao câncer do colo do útero ou câncer de pênis, mas para evitá-los deve-se seguir o tratamento corretamente.
Como acontece a transmissão do HPV ?
O contato íntimo desprotegido é a forma mais comum de se pegar o HPV. Uma pessoa pode estar contaminada e transmitir a doença para outra, mesmo sem apresentar nenhum sintoma.
O HPV também pode ser transmitido pelo contato pele a pele, basta que área ferida seja friccionada no outro.
Uma pessoa também pode pegar o HPV através do uso de roupa íntima e toalhas, mas isso só seria possível se a pessoa vestisse a roupa íntima da pessoa contaminada logo a seguir ela ter tirado.
Os bebês também podem ser contaminados pela mães quando estes nascem de parto normal, entrando em contato com a área atingida.
Embora o uso do preservativo diminua muito as chances de contaminação com o HPV, se a área contaminada não estiver devidamente coberta, a transmissão pode ocorrer mesmo assim.
Como evitar a transmissão do HPV :
A melhor maneira de combater o vírus do HPV é através da prevenção, com a dose da vacina para HPV e o uso de preservativo em todo contato íntimo. A vacina contra o HPV já se encontra disponível e todas as mulheres, entre 9 a 45 anos, podem tomá-la, como forma de prevenção contra os 4 principais tipos de HPV que causam câncer.
Tratamento para o HPV:
O tratamento para HPV vai depender da gravidade das lesões que o indivíduo possui, pois se as lesões