A Import Ncia De Pensamento Filos Fico E Do M Todo Cient Fico Na Constitui O Do Servi O Social C Pia

1508 palavras 7 páginas
A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO E DO MÉTODO CIENTÍFICO NA CONSTITUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

INTRODUÇÃO.
O presente artigo busca apresentar uma reflexão acerca da importância da Filosofia para o Serviço Social como parte das Ciências Humanas, caracterizando a relação de suas ideias, estabelecendo conexões com algumas teorias e articulando suas interfaces.
Bem como o surgimento do Serviço Social e todas as suas transformações ao longo da história, o pensamento filosófico manteve suas contribuições desde sua origem, assim também teorias como, positivismo, fenomenologia, marxismo, humanismo, dentre outras, que difundem suas ideologias pautadas no homem e suas relações em diversos âmbitos.
O serviço social surge da emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica como também cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o capital e o trabalho. Portanto temos a sociedade com o homem em suas relações sociais, com questões de necessidades á sua sobrevivência e bem estar social.. Para compreender estas relações, e elaborar medidas inventivas, surge o trabalho social americano em 1844 e mais tarde chega ao Brasil.
As raízes de todo o pensamento voltado para o homem, tem seu início bem antes do surgimento do Serviço Social. A parir da concepção do humanismo com a ideia renascentista, colocando a dignidade do homem no centro do Universo, temos as primeiras aspirações da investigação do humano e assim surgem outras correntes de pensamentos e teorias.

DESENVOLVIMENTO
Sobre a influência do Positivismo no Serviço social, entende-se que a partir da sua instrumentalização técnica e na busca de sua legitimidade percebe-se a maior influência do positivismo. Tem-se o positivismo como uma linha teórica da sociologia, criada pelo francês Auguste Comte. Em suma, os positivistas se isentaram da busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, almejando explicar coisas mais

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Psicologia Do Inconsciente Carl Gustav Jung
    58115 palavras | 233 páginas