Palestra Homofobia
Disciplina: Psicologia
Docente: Luciano Lopes
Discente: Kécia Pereira de Sobral
Palestra sobre Homofobia
Está expressão significa medo do homossexualismo. O medo do homossexualismo empurra as pessoas em direção ao sexo oposto com objetivos de reproduçãoede garantir ao sujeito sua identidade heterossexual.
A homofobia é típica de pessoas que, consciente ou inconsciente, ainda tem muitas duvidas e angústias sobre sua identidade sexual.
O homossexualismo não é um vício nem pode ser classificado como doença.
Toda teria que envolve o Complexo de Édipo, elaborada finalmente por Freud, aponta para aquilo que será chamado de Édipo Completo e que investe nas duas direções (figuras parentais masculinas e femininas), até que fatores diversos e ainda não totalmente entendidos apontem para a orientação que ficará como predominante.
Justamente a forma de lidar com essa constituição e suas manifestações na infância que determinarão também os comportamentos homofóbicos.
Sabemos bem que o que determina uma sexualidade hetero ou homoafetiva ainda não está totalmente esclarecido, e durante a fase do Complexo isso encontraria seu principal objetivo.
Em meados do século xx, muitos ativistas gays foram contra a forma de tratamento que era dada aos homossexuais e organizaram-se para combater o preconceito e a descriminação sofrida por estes seres humanos.
Então buscaram formas que incentivassem as pessoas a não sentirem mais receios, ou vergonha de assumir a sua sexualidade.
A homossexualidade, ainda nos dias de hoje, sofre em razão de preconceitos históricos, sociais, políticos e religiosos o que pode levar uma pessoa homossexual a vivenciar um sofrimento psíquico. Com isso é preciso ficar atento que o grande problema refere-se à relação entre sociedade e o entendimento sobre o que vem a ser a homossexualidade.
Assim entendido, o preconceito apresente-se como fenômeno único, com diversas manifestações, tais como racial, sexual, religiosa e étnica. Desvendar