Trabalho Interdisciplinar
Desde o seu aparecimento na terra, o homem convive com o risco, e por não ter controle sobre eles, esteve sempre sujeito a todo tipo de acidente. Entretanto, com o passar do tempo e o desenvolvimento da tecnologia, ele foi descobrindo uma séria de coisas que pudessem estar o auxiliando e facilitando a sua vida; desde a roda, passando pela máquina á vapor até os atuais computadores. Foi de fato um longo aprendizado.
Porém, se por um lado os avanços tecnológicos e as novas descobertas promoveram a facilitação da vida humana, e consequentemente, da mesma na sociedade, por outro lado promoveu o surgimento de novos riscos. Ciente desses,começaram a surgir diversas leis que objetivavam proteger o trabalhador.
A proteção legal do mesmo contra acidentes e doenças inerentes ao trabalho, no plano internacional começou no século XIX, já no Brasil, as primeiras leis surgiram no século XX, começando com o Decreto Legislativo nº 3.724 de 15 de janeiro de 1919.Desde então, os temas Segurança do Trabalho, Meio ambiente e Saúde (SMS) ocupacional tem ganhado um destaque crescente.
O fato é que a importância desses temas foi ao longo dos anos assumindo naturezas prioritárias distintas, de modo que antes, investir na área de SMS era visto como um custo, depois passou a ser reconhecido como um investimento, e em tempos hodiernos tem se colocado no mercado como um valor, isso se deve ao fato de que as empresas que buscam a contratação de prestação de serviço, atualmente, começaram a exigir a legalização dessas áreas para que as demais pudessem concorrer a licitações.
Um exemplo bastante significativo é a Petrobras que está implantando um novo modelo unificado de cadastro de fornecedores de bens e de serviços, sob a responsabilidade da área de Materiais, e promovendo a integração das atividades relacionadas à avaliação de fornecedores e a avaliação de fornecimentos para a Companhia.
Este novo modelo, além de incorporar – de forma seletiva – requisitos de