Trabalho Interdisciplinar Dirigido IV
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Sustentabilidade termo-acústico
ISOLAMENTO ACÚSTICO E TÉRMICO
CURSO: Engenharia Civil
Andrade
Professor TIDIR: Rodrigo Mascarenhas Morato de
Integrantes do Grupo: Cleber Messias, Guilherme Augusto Rodrigues, Leonel José de
Matos, Lucas Gonçalves Veloso, Matheus Gonçalves Veloso, Rubens Eduardo Souza e Thiago Victor.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de mostrar na construção civil, as implantações do sistema de isolamento térmico e acústico que possibilitam um conforto bastante significativo ao se comparar com uma construção sem esse recurso. Serão destacadas também as vantagens que o isolamento disponibiliza com os materiais utilizados no Brasil, além de métodos utilizados visando à sustentabilidade. Neste trabalho, será demonstrado método simples, eficaz e altamente sustentável, que possibilita a reciclagem de materiais, permanecendo a qualidade.
Palavras-chaves: Isolamento térmico, isolamento acústico, sustentabilidade, qualidade.
1. Introdução
Nos dias atuais, os grandes volumes de maquinário que são utilizados por empresas, principalmente na construção civil, produzem ruídos que podem atingir níveis excessivos. Estes
ruídos em longos, médios e até curtos prazos podem ser extremamente prejudicial à saúde do ser humano. Assim como também nos centros urbanos, que pode ser bastante prejudicial, principalmente dentro das edificações que abrigam familiares e trabalhadores.
Os materiais já utilizados na construção civil, como o concreto, blocos cerâmicos e até mesmo o concreto armado, já possuem características de isolamento, porém muita das vezes não sendo suficiente para uma boa qualidade de vida dos seres humanos.
Para atenuar os níveis de ruídos, podem ser empregados materiais isolantes na construção. Sendo alguns destes materiais a lã de vidro, lã de rocha, espuma acústica, fibra mineral, dentre outros. Estes materiais podem ser aliados na utilização do processo