trabalho inovaçao
O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta, há quem considere que inovação é a exploração bem sucedida de novas idéias. Segundo Drucker a inovação “é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente".
Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais ou até mesmo novas fontes de suprimentos.
Inovação, em seu sentido mais genérico, pode ser definida como algo novo para a organização. A palavra inovar, do latim, significa tornar novo, renovar, enquanto inovação traduz-se pelo ato de inovar. Desta forma, a amplitude do termo nos remete a tentar uma definição mais específica. A palavra inovação é frequentemente usada para descrever um objeto, que pode ser um microcomputador, ou um novo modelo de carro. Embora referindo–se a algo “concreto”, teóricos do assunto concordam que inovação pode assumir outras formas de definição.
Porque é que a inovação é tão importante?
O sucesso da inovação está intimamente relacionado com o desempenho financeiro. A inovação é o motor do crescimento económico. Também acarreta alargados benefícios para a sociedade. As ideias e descobertas melhoram a nossa qualidade de vida. A inovação também pode abrir caminho para melhores níveis de segurança, de saúde, produtos de melhor qualidade e bens e serviços que são melhores para o ambiente. A inovação tem aumentado a nossa produtividade em comparação com as gerações passadas e tem, fundamentalmente, contribuído para uma alteração da forma como vivemos em todos os aspectos das nossas vidas. A inovação e a formação são os