Machado de Assis- Iaia garcia
Estudou em escola publica durante o primário, mas sua dedicação aos estudos o levou a aprender francês e latim.
Aos 16 anos publica seu primeiro trabalho, um poema chamado “Ela”, na revista Marmota Fluminense. Trabalhou como tipógrafo, revisor e colaborador antes de começar a publicar os seus livros.
Machado causou- se em 1869 e viveu um casamento feliz com sua esposa Carolina, que era uma mulher culta e apresentou diversos livros clássicos a seu marido, ate sua morte em 1904.
As obras desse autor são divididas em duas partes, sendo a primeira considerada a fase romântica, representada pelos livros Ressurreição, Helena, Iaiá Garcia, entre outros. Já a segunda fase, é a fase realista, e os livros mais famosos dessa época são Memórias póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Memorial de Aires. Alem dos livros, ele também escreveu diversos contos e poemas ao longo de sua vida.
Machado de Assis morre em 29 de setembro de 1908 em sua cidade natal devido a um câncer. Uma das obras mais importantes de Machado é Iaiá Garcia. A história desse livro se passa por volta da ultima metade do século XIX, na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Santa Teresa. A narração é feita na terceira pessoa, ou seja, o narrador é observador, ele narra a historia, sem participar dessa, sendo assim garante uma neutralidade e uma imparcialidade aos fatos. A trama gira em torno de cinco personagens principais, Iaiá; seu pai, Luiz Garcia; a amiga viúva de Luis, Valéria Gomes; o filho de Valeria, Jorge e a mulher em que Jorge estava apaixonado, Estela. Luis. Garcia era funcionário publico e viúvo e por isso focava toda sua atenção em sua filha Iaiá, que apesar de estudar em um colégio interno, dedicava-se