Trabalho infantil
Local:
Data:
Promovendo:
O que é:
No Brasil, trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por criança e adolescente com menos de 16 anos, exceto na condição de menor aprendiz. O trabalho infantil é proibido por lei e constitui crime, especificamente as formas nocivas ou cruéis de trabalho infantil.
Para que o menor seja considerado um menor aprendiz, o trabalho não pode ser realizado em locais que prejudiquem a sua formação, desenvolvimento físico, psíquico, moral, social e em horários e locais que prejudiquem a sua frequência à escola. (Lei 10.097/2000)
Causas:
No Brasil a exploração do trabalho infantil é comum nas regiões mais pobres. Na maioria das vezes isto ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família, entretanto, não é a sua única razão. A formação sociocultural, a escolaridade dos pais, o tamanho e a estrutura da família, e a falta de acesso à educação são também fatores determinantes.
Somente alguns desses adolescentes resolvem trabalhar para que tenham independência financeira, mas acabam sofrendo as consequências da exploração da mão-de-obra, pois o adolescente que trabalha não sendo um menor aprendiz não tem tempo para estudar e acaba se tornando um adulto sem qualificação profissional.
A pobreza e a desigualdade social aliadas a outros fatores de ordem cultural, social e política, constituem as razões para a existência do trabalho infantil.
Consequências:
O trabalho precoce descaracteriza a infância e prejudica seu desenvolvimento como criança. As crianças que são forçadas a trabalhar acabam amadurecendo cedo demais, muitas deixam de frequentar a escola, outras frequentam, mas não conseguem acompanhar direito as aulas pelo cansaço. A infância é para brincar e aprender, trabalhar só depois que chegarem à idade adequada e capacitada para tal.
Disciplina:
Professora:
Grupo: