devastaçao ambiental
O Brasil, em razão de sua grande extensão territorial, apresenta um complexo mostruário das principais paisagens e ecologias do planeta. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui nove biomas diferentes: Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Pantanal, Zonas Litorâneas. (MUNDO EDUCAÇÃO). Iremos abordar aqui os biomas mais ameaças do país e as causas que levaram a devastações de suas riquezas naturais.
Dono de uma das biodiversidades mais ricas do mundo, o Brasil possui as maiores reservas de água doce e um terço das florestas tropicais que ainda restam. (WWF-Brasil). No entanto, “essa rica biodiversidade vem sendo crescentemente ameaçada por atividades antrópicas, principalmente aquelas ligadas à conversão das paisagens naturais em áreas de produção agro-pecuária e ocupação imobiliária.” (ALEIXO; ALBERNAZ; GRELLE; VALE; RANGEL, 2010 p.194). De acordo com Myers (2000), Altíssimos níveis de devastação ambiental já colocaram dois biomas brasileiros – a Mata Atlântica e o Cerrado – na lista dos “Hotspots” de biodiversidade, que são conjuntos de ecorregiões prioritárias para conservação em nível mundial. Os hotspots selecionam biomas com pelo menos 1.500 espécies de plantas endêmicas - que só existem ali e em nenhuma outra parte - e que já perderam 75% ou mais de sua vegetação original. (CUNHA, 2007).
O cerrado é o bioma Brasileiro mais devastado. A pecuária extensiva e o plantio da soja para exportação aponta o estudo, são os vilões da degradação do Cerrado. No período de 2002 a 2008, a área desmatada cresceu 6,3%, saltando de 41,9% para 48,2%, quase 1 milhão de quilômetros quadrados limpos, metade da área do bioma. (Jus Brasil).
De acordo com Cunha (2007) o cerrado quase sempre foi olhado com certo desprezo. A razão provavelmente está no visual menos exuberante de sua vegetação, no aspecto algo ressequido que assume nas longas estações secas