Trabalho infantil
Às crianças, vítimas de uma realidade tão cruel que vivemos. Que infelizmente não têm chance de fazer o básico da fase da infância. Que usam suas inocentes mãozinhas para realizar o trabalho pesado. Pobres crianças que são exploradas por empresários inescrupulosos. A elas meu grande carinho, afeição e preocupação com seus futuros.
"Não ha escuridão maior e mais assustadora para uma criança e para a humanidade do que a falta de respeito pelos seus direitos".
Marta Serrat
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO....................................................................................................05
2. O QUE É O TRABALHO INFANTIL...................................................................06
3. PORQUE HÁ NECESSIDADE DAS CRIANÇAS TRABALHAREM?................07
4. QUE ATIVIDADES OS MENORES EXERCEM?................................................08
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................09
6. REFERÊNCIAS...................................................................................................10
1- INTRODUÇÃO
Ao tratar-se do trabalho infantil é necessário ter uma visão ampla na qual tenha como foco todos os segmentos governamentais, privados e principalmente a sociedade. No âmbito de criarem-se medidas socioeducativas para crianças que não tiveram a oportunidade de pegar no lápis, pois desde cedo tinham responsabilidade de adulto e que por isso perderam a chance de conhecer os princípios básicos da vida humana. Vale ressaltar que após a Emenda Constitucional n° 20, de 16.12.1998, que alterou a idade do menor para o ingresso no mercado de trabalho, passando, assim de 14 para 16 anos, sendo, pois, essa uma das mais significativas medidas já adotadas pelo Governo Federal no sentido de proporcionar maior proteção às crianças. O Programa Bolsa- Escola além de proporcionar uma renda às famílias carentes, mantém seus filhos nas escolas. Essa preocupação por parte do governo