TRABALHO INDIVIDUAL DE DEPENDENCIA WILLIAM WEIGERT
O Projeto Político Pedagógico, o PPP é, pois, um documento que orienta as ações de uma escola e de quem nela trabalha. Este, para que se torne eficaz, deve ser democrático, isto é, deve ter a participação de todos que servem a escola e que por ela é servido: pais e alunos, enfim, comunidade escolar na sua reflexão e construção.
Logo, o PPP tem que ser compreendido, bem pensado e bem construído, uma vez que é objetivo de toda a instituição de ensino, que a mesma seja uma escola que propicia um processo ensino aprendizagem de forma crítica e contextualizada.
Portanto, é nessa visão que se faz uma reflexão acerca da importância do Projeto Político Pedagógico para a organização escolar, mais precisamente, que a partir dele a escola poderá demonstrar o que ela idealiza, quais suas metas e objetivos, apontando caminhos para que os mesmos sejam atingidos.
DESENVOLVIMENTO
A elaboração dos projetos políticos pedagógicos teve sua intensificação a partir da publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (1996), que em seus artigos 12, 13 e 14 estabeleceu a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas de educação básica. Essa mesma legislação dá ênfase ao caráter político da escola, pois tem como seu principal papel a formação de cidadãos.
É a partir da elaboração desse documento que a escola norteia seu caminhar, pois refletem opções de escolha, prioridades para a formação de cidadãos e expressa atividades pedagógicas que levam a escola a alcançar seus objetivos educacionais. Portanto, a elaboração do PPP é um ato intencional que deve ser elaborado coletivamente e, por conseguinte, passa a ser compromisso de todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar.
É no PPP, por exemplo, que todos os que serão regidos por eles devem saber como o aprendizado, por parte do aluno e demais protagonistas da escola, serão avaliados. O que será prioridade e como estas deverão acontecer