Trabalho Individual Brinquedoteca
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho se faz com base na leitura de dois trabalhos diferentes, um é a As Culturas da Infância nas Encruzilhadas da 2º modernidade, e o outro é Brinquedoteca: A Valorização do Lúdico no Cotidiano Infantil da Pré-escola.
Desde a antiguidade até os dias atuais, evidenciam-se teorias e práticas que abrangem o acesso aos conhecimentos, dentre os quais, as atividades lúdicas sempre estiveram presentes como parte integrante do desenvolvimento do indivíduo e, especialmente da criança. A palavra “lúdica” provém do latim “Ludus” que, do ponto de vista etimológico, significa jogos, brinquedos e brincadeiras. Para que as crianças brinquem a vontade é preciso criar espaços que favoreçam a brincadeira, como é o caso da brinquedoteca. E o que é uma brinquedoteca? É uma nova instituição que surge para proporcionar à criança um espaço destinado as brincadeiras, ou seja, onde várias atividades agradáveis e divertidas podem acontecer, estimulando a criança a brincar e possibilitando-a o acesso a uma variedade de brinquedos dentro de um ambiente totalmente lúdico.
2 DESENVOLVIMENTO
O período da Infância é marcado por grandes descobertas sociais, físicas e cognitivas em que a criança através das atividades lúdicas interage, consideravelmente com o mundo que lhe cerca. A educação infantil é um dos poucos lugares onde o lúdico é valorizado, sendo aceitável utilizar a brincadeira e o jogo como elemento estratégico para desenvolver o ensino e a aprendizagem. A criação da brinquedoteca foi um marco legitimador e histórico da importância do brincar. É uma conquista para a sociedade e, em