Trabalho Individual 2º Semestre ADM UNOPAR
1 INTRODUÇÃO 3
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4
3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL 6
4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 10
5 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Atualmente tem se observado na mídia tantas informações econômicas e como elas afetam o ambiente, principalmente o das empresas. O Governo usando de suas atribuições adota medidas econômicas para que haja uma maior estabilidade na economia.
Com a globalização todos podem ter acesso a muitas informações estatísticas e as empresas precisam de gerentes e gestores eficientes no uso destes métodos para que possam obter sucesso dentro da organização.
No modelo econômico atual as empresas as pessoas são afetadas pela propagação do consumismo e os veículos de comunicação na maioria são os principais propagadores.
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Conceito de inflação: aumento persistente dos preços em geral, de que resulta uma contínua perda do poder aquisitivo da moeda. É um fenômeno monetário, e isso coloca uma questão básica: se é a expansão da oferta de moeda que tem efeito inflacionário ou se ela ocorre como resposta à maior demanda de moeda provocada pela inflação.
Rio de Janeiro - O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) fechou setembro com inflação de 0,3%. A taxa é 0,03 pontos percentuais acima da observada na semana anterior (0,27%). Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IPC-S acumula taxas de 3,63% no ano e 5,29% nos últimos 12 meses.
A alta da taxa foi provocada principalmente por aumentos em quatro grupos de despesa, com destaque para habitação (cuja taxa passou de 0,43% na terceira semana de setembro para 0,51% no consolidado do mês). Também tiveram avanço as taxas de vestuário (que passou de 0,65% para 0,86%), transportes (de -0,02% para 0,07%) e comunicação (de 0,14% para 0,2%).
Por outro lado,