Trabalho Individual 2015
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PEDAGOGO ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
2 DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PEDAGOGO ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA
Para começar uma dissertação sobre Educação Inclusiva, fala-se brevemente de como era tratado o deficiente no início da civilização.
As pessoas nascidas com algum problema físico ou mental não tinham como competir com as demais, sendo excluídos de qualquer participação na sociedade, podendo até serem castigadas ou condenadas à morte pela sua deficiência.
Entretanto, no decorrer da história da humanidade, observa-se que as concepções sobre as deficiências foram evoluindo “conforme as crenças, valores culturais, concepção de homem e transformações sociais que ocorreram nos diferentes momentos históricos” (BRASIL, 2001, p.25).
No início do século XIX, começa a haver uma espécie de instituição especializada: aqueles cidadãos que apresentavam deficiência eram segregados nas residências, proporcionando uma “educação” fora das escolas, “protegendo” o deficiente da sociedade, sem que esta tivesse que suportar o seu contato.
A partir do século XX, aos poucos, alguns indivíduos começam a valorizar o público deficiente e emerge a nível mundial através de movimentos sociais de luta contra a discriminação em defesa de uma sociedade inclusiva.
Começa-se a inclusão desses alunos de inclusão nas escolas, através de classes especiais, sala de recursos ou multifuncionais, no mesmo ambiente dos demais estudantes. Sendo assim de responsabilidade da sociedade e do governo a aprendizagem dessas crianças requerendo mais atenção específica e maiores recursos educacionais à reorganização curricular, formação de professores, novos métodos de ensino, posturas na atuação e responsabilidade das escolas.
No Brasil, os principais documentos legais