NATAÇAO - Deficiencia Visual
PLANO DE AULA
Tema:
Deficiência Visual – Adaptação ao meio aquático.
Faixa Etária:
08 - 10 Anos.
Nível Maturacional: Segundo Piaget as crianças desta faixa etária estão no período operatório-concreto, em que a criança consolida as conservações de números, substâncias, volume e peso. Já é capaz de ordenar elementos por seu tamanho, incluindo conjuntos, organizando então o mundo de forma lógica ou operatória. Sua organização social é a de bando, podendo participar de grupos maiores. Já podem compreender regras e estabelecer compromissos. Segundo Gallahue e Ozmun esta faixa etária está dentro da fase motora especializada no estágio transitório, esta estágio é caracterizado pelo início da tentativa de combinação das habilidades fundamentais (combinação d 3 ou mais habilidades) e o aumento do interesse por práticas mais complexas.
Nível Pedagógico:
Nível I – Adaptação ao Meio Líquido; Corresponde a respiração geral, flutuação, propulsão das Pernas dos nados crawl e costas, propulsão dos braços dos nados crawl e costas, coordenação dos braços e pernas, saltos e sobrevivência.
Objetivos: A ambientação do cego ao meio aquático deve fundamentar-se na sua capacidade de comunicação pelos canais proprioceptivos, auditivos e táteis. As atividades globais da ambientação propostas na aula terão como objetivo a estruturação do esquema corporal e a estimulação perceptiva para a orientação no espaço e o reconhecimento dos objetos.
Materiais:
Aquatubos e Pranchas.
Conteúdo Programático:
a)Aquecimento (10 minutos)
- Sentados na borda da piscina – Movimentar as pernas para direita e esquerda, após algum tempo começar a bater pernas, chutando a água, tendo assim o primeiro contato com a mesma;
- Inseridos dentro da piscina – Será formado uma coluna, onde os alunos estarão com suas mão nos ombros dos colegas à frente, estes serão conduzidos pelo professor como um maquinista conduzindo um