TRABALHO INDIVIDUAL 2015 1
A criatividade faz parte da natureza humana, ela não é um dom, nós nascemos com a capacidade de criar, e esta pode ser estimulada e se desenvolve nas pessoas em maior ou menor grau, dependendo do ambiente em que o indivíduo se encontra inserido, pois este interfere nos níveis em que o processo criativo se apresenta em cada um de nós.
Assim, podemos afirmar que a criatividade é um potencial presente em todos os indivíduos desde o nascimento, todos nós nascemos com algum grau de capacidade para criar e à medida que vamos crescendo, ela pode ser inibida, destruída ou incentivada, dependendo de onde o indivíduo recebe essas motivações, visto que ela é promovida a partir de motivações intrínsecas do indivíduo (estímulos internos do próprio indivíduo), de sua paixão, de sua curiosidade perante algo que lhe chame a atenção para executar, e ao mesmo tempo, ocorre que a motivação extrínseca (estímulos do ambiente externo), aquela que parte dos aspectos ambientais e sociais, acaba gerando um grande impacto sobre a motivação intrínseca, inibindo muitas vezes, a sua capacidade de dar asas à imaginação, de correr riscos e errar, e conseqüentemente, ter medo dos resultados.
DESENVOLVIMENTO
"Em uma época eu sabia desenhar como Michelangelo, mas precisei de toda uma vida para aprender a desenhar como uma criança." (Pablo Picasso).
De acordo com o novo dicionário da língua portuguesa (Ferreira,1996) a palavra criatividade tem como definição o ato de "dar existência; tirar do nada; gerar; formar; dar princípio a; inventar; imaginar; originar, causar, etc. (p. 498)."
Criatividade é a mobilização das capacidades, motivação, cargas afetivas, necessidades, interesses, aptidões, que possibilitam a criança a criar, conceber, imaginar, construir, por meio da ação física ou mental, fazendo surgir algo que ela sinta como nova invenção. (Dicionário prático de Pedagogia, 2003,p. 75)
É uma capacidade humana, uma capacidade cognitiva que lhe permite