Trabalho Individual 2
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Dentro desta perspectiva, este trabalho visa a analisar a lacuna existente entre a prática pedagógica do professor e o processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico, seja pela exigência inerente ao ofício que desempenha ou pela importância que esta ação venha contribuir para a sua formação continuada.
O Projeto (deve se constituir na referência norteadora de todos os âmbitos da ação educativa da escola. Por isso, sua elaboração requer, para ser expressão viva de um projeto coletivo, a participação de todos aqueles que compõem a comunidade escolar. Todavia, articular e construir espaços participativos, produzir no coletivo um projeto que diga não apenas o que a escola é hoje, mas também aponte para o que pretende ser, exige método, organização e sistematização. De fato, a organização escolar parte da necessidade de associação entre a delegação de autoridade pelo sistema educacional e as instituições de ensino e suas direções. A preocupação centra-se no fato de que os problemas da escola são globais, por isso a organização parte do pressuposto de que deva dar conta de uma visão global da escola. Daí, a necessidade da construção do projeto.Segundo VEIGA, (1995, p.45), "Pensar o projeto político pedagógico de uma escola é pensar a escola no conjunto e a sua função social. Se essa reflexão a respeito da escola for realizada de forma participativa por todas as pessoas envolvidas, certamente possibilitará a construção de um projeto de escola consistente e provável".
Na elaboração do projeto é necessário antes de tudo certificar-se da real situação que a escola encontra-se no momento do desenvolvimento do mesmo. Para isso é fundamental a participação dos atores envolvidos nesse processo: diretor, coordenadores, professores, funcionários, pais e alunos. É importante salientar que este instrumento não é