Trabalho Individual 2
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 ESTUDO DE CASO 7
4 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Atualmente acompanhar e medir qualidade e quantidade em programas e serviços de saúde é uma ferramenta indispensável para chegar à satisfação dos usuários, ou seja, é imprescindível para o planejamento, organização, coordenação/direção e avaliação/controle das atividades desenvolvidas, sendo o objetivo destes os resultados, processos e a estrutura necessária ou utilizada, bem como as influências e repercussões promovidas para alcança-los.
A instituição hospitalar, como uma empresa prestadora de serviços, vem passando ao longo de muitos anos por uma rápida evolução tecnológica e social em que a qualidade e a eficiência são avaliadas mediantes a utilização de indicadores, esses importantes em um mercado de saúde altamente competitivo e em constante mudança.
Para Simões, Paim e Zucchi (2013), nas últimas décadas, o uso de indicadores assistenciais na área de saúde cresceu de forma significativa no monitoramento do desempenho dos sistemas de serviços e de qualidade. O sucesso de uma organização é avaliado por meios dos seus resultados, que devem ser metidos por um conjunto de indicadores que reflitam as necessidades e interesses de todas as partes interessadas por esta razão os indicadores são consagrados na área hospitalar.
É nesse contexto de avaliação de serviços, que este trabalho consiste no estudo de caso de uma Unidade Hospitalar, onde daremos os primeiros passos em direção ao aprofundamento na epidemiologia em saúde, através da importância dos indicadores veremos que sua utilização constitui importante instrumento gerencial, sem os quais é impossível a avaliação objetiva da qualidade assistencial hospitalar por seus resultados.
2 DESENVOLVIMENTO
De acordo com a OMS (Organização Mundial a Saúde), 1981, indicadores de saúde são variáveis que servem para medir as mudanças na