Trab De Saneamento Limpeza De Esgoto
É um processo biológico onde o esgoto afluente, na presença de oxigênio dissolvido, agitação mecânica e pelo crescimento e atuação de microorganismos específicos, forma flocos denominados lodo ativado ou lodo biológico. Essa fase do tratamento objetiva a remoção de matéria orgânica biodegradável presente nos esgotos. Após essa etapa, a fase sólida é separada da fase líquida em outra unidade operacional denominada decantador. O lodo ativado separado retorna para o processo ou é retirado para tratamento específico ou destino final.
Este processo de tratamento de esgotos apresenta vantagens e desvantagens:
Vantagens
- exige pouca área para implantação;
- maior eficiência no tratamento;
- maior flexibilidade de operação;
Desvantagens
- custo operacional elevado;
- controle laboratorial diário;
- operação mais delicada.
Lagoas de Estabilização
De maneira geral, as lagoas de estabilização são bastante indicadas para regiões de clima quente e países em desenvolvimento, devido aos seguintes aspectos:
- Suficiente disponibilidade de área em um grande número de localidades;
- Clima favorável (temperatura e insolação elevadas);
- Operações simples;
- Necessário de poucos ou nenhum equipamento.
As principais vantagens dos sistemas de lagoas de estabilização são:· - Simplicidade – a movimentação de terra e a construção do tratamento preliminar representam o maior volume de obras na construção de sistemas de lagoas. A proteção de taludes e estruturas de entrada e saída podem ser consideradas como pequenas obras de Engenharia.
- Baixo custo – a remoção da matéria orgânica e patogênicos é feita com o menor custo de capital e menor custo operacional do que os métodos convencionais.
- Alta eficiência – as elevadas porcentagens de remoção de DBO e organismos fecais, tornam o uso das lagoas de estabilização muito vantajoso nos países em desenvolvimento, onde as doenças de veiculação hídrica representam um sério problema de saúde pública. Um sistema de lagoas bem