Macroeconomia
O presente trabalho visa apresentar o estudo do Impacto de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) , revela-se a serde particular importancia no crescimento e desenvolvimento economico, visto que o investimento (sobretudo o IDE) está a continuará a estar na origem da transferencia de tecnologia e melhoramento da eficiencia produtiva ao nivel nacional.
Objectivos
O trabalho possui os seguintes objectivos
Investigar as actuais estrategias usadas pelo governo na atracçao do IDE e procurar perceber as estrategias competetivas do empresariado nacional face a competição das empresas estrangeiras
Estudar o impacto das estrategias das multinacionais no fluxo do IDE e ainda analisar o impacto do IDE na dinamização da produção e na promoção do crescimento e desenvolvimento economico.
Hipoteses
As hipoteses do trabalho foram baseadas numa logica microeconomica, na medida em que o IDE está associado ao comportamento de um tipo especifico de firma- a firma multinacional. Portanto, constituem hipoteses deste trabalho as seguintes:
Hipotese 1: Moçambique não possui uma estrategia particularmente direccionada á atracção do IDE.
Hipotese 2: As empresas nacionais mentêm um comportamento passivo em relação á penetração estrangeira. Contudo, os grandes empreendimentos do IDE surgem em areas praticamente novas.
Hipotese 3: O IDE é a melhor forma de entrada no mercado externo, relativamente ás exportações e ao investimento de portifolio devido a volatividade das taxas de juro nos mercados financeiros.
Tema
Importancia do Investimento Directo Estrangeiro no Crescimento Economico.
Questões de pesquisa
Qual é a importancia do Investimento Directo Estrangeiro no crecimento economico
Qual é o impacto Investimento Directo Estrangeiro no nosso país
Metodologia
Será feita apartir da perquisa bibliografica que é desenvolvida atraves de material escrito já elaborado tal como manuais, apostilas livros, artigos legislações que basea-se no ponto de vista de diversos autores