Trabalho Individual 2 Semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA 4
2.1 Expectativas para a educação superior no curso de pedagogia 6
2.1.1 O que é Educação e Pedagogia 7
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe um Memorial de Formação, apresentando reflexões sobre os fundamentos da ação pedagógica que sustentam a formação do professor. Tem como objetivos, apresentar as memórias da infância e das expectativas vivenciadas na escola, as expectativas quanto a passagem do Ensino médio para a Educação Superior no Curso de Pedagogia e as ideias sobre o que é educação e sobre o que é a pedagogia.
Toda vez que uma criança é matriculada por seus pais ou responsáveis, ela cria várias expectativas e fica muito ansiosa para interagir, brincar, conhecer o ambiente escolar e aprender a ler e escrever.
É no brincar e somente no brincar que o indivíduo, criança ou o adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu. (Winnicott, 11075 p.12).
2 Memórias e experiências vivenciadas na escola.
Comecei a estudar com 07 anos de idade, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lima Barreto, no município de Presidente Médici na Zona Rural. Quando comecei a estudar os alunos da primeira à quarta série estudavam todos juntos com a professora Marlene.
Nos primeiros dias de aulas não foi muito fácil pois não conhecia ninguém e muitas das outras crianças já sabiam a escrever seu próprio nome e até ler algumas palavras, mas eu não sabia nada pois não aceitava que ninguém me ajudasse não gostava muito de me interagir muito com as pessoas, gostava mais de ficar sozinha.
A escola ficava perto da minha casa a única coisa que nos separava era um morro bem alto, esse era o meu trajeto de segunda a sexta feira, as aulas começava as 07:30 e o intervalo era as 010:30, naquele tempo tínhamos trinta minutos de intervalo,