Trabalho Individual 1 Sem
crianças abandonadas no brasil: um problema social ou político?
Ipirá
2014
crianças abandonadas no brasil: um problema social ou político?
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas Psicologia Social, Sociologia,Filosofia, Fundamentos Históricos,Teóricos e metodológicos do Serviço Social II, do segundo semestre.
Orientadora: Profª Luciana Milena P.Silva
Ipirá
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ________________________________________________3
DESENVOLVIMENTO __________________________________________4
CONCLUSÃO ________________________________________________6
REFERÊNCIAS _______________________________________________7
INTRODUÇÃO
Diariamente, milhares de crianças e adolescentes são abandonados. O destino dessas crianças são as ruas ou instituições de acolhimento. As causas desse abandono são das mais diversas, como brigas familiares, presença de alcoolismo, maus tratos, entre outros.
Geralmente essas crianças são oriundas de famílias de baixa renda e se declaram pardas e negras.
As crianças abandonadas que vivem nas ruas, são privadas de todas as cosias que por direito pertencem a uma criança, estas não tem direito a educação, um verdadeiro lar, lazer, infância, entre outras coisas fundamentais para a formação do individuo. E inaceitável a maneira como as autoridades lidam com esse grave problema.
DESENVOLVIMENTO
Inicialmente devemos conceituar o termo “menor” que é designado à condição civil e jurídica da criança, a sua situação irregular de abandono e marginalidade. A situação de abandono de menores é um problema antigo, encontram-se relatos dessa prática desde o período colonial. Nesta época as crianças eram abandonadas em condições precárias em qualquer lugar, a qualquer hora, devido ao elevado número de abandonos as autoridades criaram a “Roda dos Expostos”, nas