Relatorio 4 Map De Campo Eletrico 1
Mapeamento de superfícies equipotenciais e de campos elétricos produzidos por diferentes configurações de cargas.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Para introduzir o conceito de campo elétrico, vamos examinar a repulsão mútua entre dois corpos A e B com cargas positivas. Suponha que B possua uma carga e seja a força elétrica que A exerce sobre B. Um modo de interpretar a ação dessa força consiste em imaginar uma 'ação a distância', ou seja, essa força poderia agir através do espaço vazio sem a necessidade de nenhuma matéria (tal como um eixo de transmissão ou uma corda) que transmite a força no espaço intermediário. Porém, podemos visualizar melhor a interação entre A e B imaginado um processo com duas etapas. Inicialmente supomos que o corpo A, em virtude da carga elétrica que ele possui, de algum modo modifica o espaço ao redor dele.A seguir, o corpo B, em virtude da carga elétrica que ele possui, sente como o espaço foi modificado pela outra carga. A resposta sentida por B é a força elétrica .
Para entendermos como esse processo de duas etapas ocorre, inicialmente consideramos apenas o corpo A: removemos o corpo B e designamos pela letra P o ponto que ele ocupava. Dizemos que o corpo A produz um campo elétrico no ponto P (e em todos os pontos nas vizinhanças). Esse campo elétrico está presente no ponto P mesmo quando não existe nenhuma carga em P; isso decorre somente da existência da carga sobre o corpo A. Quando uma carga é, a seguir, colocada no ponto P, ela sofre a ação da força elétrica . Adotamos o ponto de vista de que essa força é exercida sobre a carga pelocampo elétrico no ponto P.
Portanto, o campo elétrico serve de intermediário para comunicar a força que A exerce sobre . Visto que a carga puntiforme sofre a ação da força em qualquer ponto nas vizinhanças de A, o campo elétrico produzido por A está presente em todos os pontos ao redor de A.
De modo análogo, podemos dizer que a carga puntiforme produz em torno dela um campo elétrico e que