trabalho indiciplinar
APLICABILIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES INTERMEDIÁRIAS NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Belo Horizonte
2012
APLICABILIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES INTERMEDIÁRIAS NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Belo Horizonte
2012
RESUMO
Palavras-chave:
ABSTRACT
Keywords:
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 Justificativa
1.2 Objetivo Geral
1.3 Objetivos Específicos
2 CENÁRIOS CONTÁBEIS
Para Marion (2009, p.28), “a Contabilidade surgiu basicamente da necessidade de donos de patrimônio que desejavam mensurar, acompanhar a variação e controlar suas riquezas”. Desta forma o autor Marion (2009) ressalta a mudança do cenário contábil:
Com o passar do tempo, novos usuários foram surgindo, tais como: o banqueiro, o fornecedor de mercadorias a prazo, o governo, o administrador (que recebeu a incumbência de administrar o patrimônio para o empreendedor), os acionistas (tanto os controladores como os minoritários, em virtude de grupo de pessoas concentrarem recursos em função de um empreendimento), os empregadores, os clientes, os sindicatos, os partidos políticos e outros segmentos da sociedade. (MARION, 2009, p.29).
Segundo Marion (2009):
Assim, temos hoje um cenário moderno da Contabilidade, onde não se volta para o dono, mas para a entidade (como figura central), entidades estas em rápido nível de crescimento, tornando-se (ou podendo tornar-se) empresas de porte, num crescimento tecnológico de mercado, de qualidade muito grande numa realidade de relativa instabilidade de preços e mercado. (MARION, 2009, p. 29).
2.1 Objetivo da contabilidade