TRABALHO INCOM
O microcrédito cada dia se fortalece mais e ganha espaço no mundo inteiro. O microcrédito tem sua definição como uma variedade de empréstimos com as seguintes características: ser de pequenos valores, público informal, fácil acesso, dentre outras características estas são as mais fortes. Hoje é bastante apoiado pelo o governo como uma ferramenta da erradicação da linha de pobreza.
2.1 A HISTÓRIA DO MICROCRÉDITO
A primeira experiência aconteceu na Alemanha no ano de 1846, devido ao um inverno muito rígido que aconteceu deixando diversos camponeses endividados dependentes de agiotas, impossibilitando-os de produzir e vender. O pastor de nome Raiffeinsen sensibilizado com os aspectos sociais e econômicos passou a ceder farinha de trigo para a fabricação e comercialização de pão para os fazendeiros locais dessa maneira eles conseguiriam tirar seus sustentos, de maneira a aumentar seu capital de giro. Esse empreendimento ficou denominado como “Associação do Pão”, acabou crescendo e transformando-se em uma cooperativa de crédito para a população carente. Em 1900, um jornalista da assembleia legislativa do Québec e mais 12 amigos arrecadarem fundos para emprestar aos mais pobres essa pequena iniciativa ficou conhecida com o nome de “caisses populares”, e no ano 2006 contavam com 5 bilhões de pessoas associadas, em 1.329 agencias. (MONZONE,2006).
Nos Estados Unidos em 1953, o presidente de uma metalúrgica em Chicago criou uma cooperativa de crédito dentro de sua fábrica, em que cada operário participante poderia depositar a quantia de US$ 1,0(um dólar) para atendimento de operários necessitados. Conhecido como “fundo de ajuda”, esse modelo cresceu sendo replicado, consolidado e transformado em uma liga de crédito. Hoje a federação da liga de credito opera nacional e internacionalmente.
A primeira experiência de microcrédito produtivo no Brasil aconteceu em Recife e Salvador. Com a iniciativa e assistência técnica da “Accion