Trabalho Importancia Ficha Tecnica
PROFESSOR: EUSTÁQUIO MACHADO
ALUNA: DIANA PENNA
FICHA TÉCNICA – O QUE É E COMO FUNCIONA
A ficha técnica é uma ferramenta fundamental na profissionalização dos serviços de alimentação de grande ou pequeno porte, importante na tomada de decisões e na orientação operacional. É usada como instrumento de padronização e controle de qualidade, no controle de desperdícios, controle de custos, na programação de compras e na apuração dos preços de venda.
Por ser um instrumento de fundamental importância para o procedimento de gestão, a ficha técnica precisa ser simples de forma a facilitar seu uso e entendimento, basicamente consta do nome do prato, rendimento ou número de porções, ingredientes, quantidades, unidades de medida caseira, valor dos produtos e modo de preparo. Outras informações são peculiares a cada restaurante.
Para o levantamento de custos importam somente as quantidades em gramas, litros ou unidade, conforme o ingrediente comprado e o valor dos produtos. Para a produção deve-se considerar a quantidade em medidas caseiras, eventualmente gramas, e o modo ou dicas de preparo. Uma foto é fundamental para facilitar a montagem e garantir a padronização.
A primeira preocupação do gestor de um empreendimento gastronômico é: garantir a qualidade dos produtos produzidos, não só do ponto de vista da segurança alimentar, mas também da confiabilidade do processo.
BENEFÍCIOS DA FICHA TÉCNICA
A ficha técnica é um instrumento gerencial e de apoio operacional que fornece ao dono dos restaurantes os seguintes benefícios:
Levantamento mais detalhado dos custos;
Ordena as etapas de preparação e montagem dos pratos;
Padrão de qualidade;
Estipular os preços de venda;
Diminuição de perdas na cozinha, uma vez que padroniza as quantidades e determina os produtos que entrarão na preparação dos pratos, evitando o desperdício;
Dinamiza o trabalho da brigada de cozinha, uma vez que todos que nela trabalham terão domínio total das