TRABALHO IMACULADA
INTRODUÇÃO .................................................................04
ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS.....................................05
O GRUPONO PERÍODO DE 1960 a 1980.......................06
CONCLUSÃO FINAL.........................................................10
REFERENCIA....................................................................11
INTRODUÇÃO
Proponho-me neste trabalho falar sobre a ampliação e o debate sobre os trabalhos sociais, no contexto das lutas pela democratização do Estado e da sociedade no Brasil. Desde os anos 60 a 80 é possível observar mudanças decorrentes da atuação de novos interlocutores no campo das políticas sociais. O cenário político da década de 80 introduz inflexões importantes nesse movimento, relacionadas à participação de segmentos organizados da sociedade civil na formulação,gestão e controle social das políticas públicas. Vai ganhando força a ideia de constituição de espaços públicos que possibilitem a participação de novos sujeitos sociais.
ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS
No Brasil,as políticas sociais têm sua origem estreitamente ligada ao desenvolvimento urbano industrial, no qual o estado ao desenvolvimento urbano industrial,no qual o estado redefiniu suas funções e passou a utilizar mecanismos institucionais de controle,até então fora de sua esfera de intervenção.Com o processo de desenvolvimento industrial,aliado á expansão urbana,agravou-se a questão social,com grandes aglomeradas em torno das cidades,que por sua vez atestam o crescimento da pobreza,do desemprego e da exclusão com privações social, econômica, cultural e política para a classe que vivem do trabalho.E por outro lado,se tem uma enorme concentração de renda e riqueza para um pequeno grupo,os grandes proprietários.
Diante de tantas mudanças e diferenças o estado é requisitado para o enfrentamento das expressões da questão social,conforme aponta Vieira (1995) o campo das desigualdades sociais não pode mais