Trabalho Humaniza O 1
Introdução
A humanização nos serviços de saúde tem sido nos últimos anos tema de discussão e objetivo de diversos estudos na área, justificada pela necessidade de melhoria na qualidade dos serviços e atendimento ao cliente. De certa forma, as iniciativas de humanização nos serviços de saúde tem promovido uma discussão ampliada sobre o tema, considerando a possibilidade que estas ações passem a ser apropriadas pelos profissionais e, por consequência, se tornem parte do dia a dia do processo de assistência. O significado da palavra humanização tem sido motivo de debate, considerando sua profundidade e a sua essência.
A HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE
O processo de humanização implica a evolução do Homem, pois ele tenta aperfeiçoar as suas capacidades através da interação com o seu meio envolvente. demonstrando-lhe as necessidades do homem ao humanizar o cuidado com verdadeira dignidade reconhecendo o valor de seu paciente/cliente.
Humanização na saúde implica uma mudança na gestão dos sistemas de saúde e seus serviços. Essa mudança altera o modo como usuários e trabalhadores da área da saúde interagem entre eles. A humanização na área da saúde tem como um dos seus principais objetivos fornecer um melhor atendimento dos beneficiários e melhores condições para os trabalhadores.
Humanizar é garantir à palavra a sua dignidade ética; ou seja, para que o sofrimento humano e as percepções de dor ou de prazer no corpo sejam humanizados, é preciso tanto que as palavras expressas pelo sujeito sejam entendidas pelo outro quanto que este ouça do outro palavras de seu conhecimento. Entende se que humanizar é um instrumento de gestão, pois valoriza a qualidade do atendimento, garantindo as importâncias biológicas, psicológicas e sociais dos pacientes e destaca a comunicação e a integração dos profissionais. Consolidado no respeito ao ponto fraco humano e na crença de que a relação entre os dois atores profissional e paciente está sempre sujeita a emoções que devem