trabalho historia
Nome: Mayra Duarte.
Disciplina: História
Professor: Paulo Gereba
2º ano Turma - 23
RESUMO DO CAP. 6: Atividades econômicas na América Portuguesa
São Luís - 2013
Atividades Econômicas na América Portuguesa
» A economia colonial: a economia colonial na América portuguesa caracterizou-se pela mão-de-obra escrava, pelo latifúndio, pela cultura de produtos tropicais e pela exploração de metais e pedras preciosas. A agroindústria do açúcar foi a primeira dessas atividades estratégicas. Sua implantação articulou a exploração da América e da África e ajudou a contornar a crise do comércio oriental.
» O doce sabor da riqueza: A produção do a´ucar na América portuguesa foi organizada em sistema de plantation. Na plantation, a produção destinava-se ao mercado europeu, mas também havia atividades complementares, voltadas para o consumo local. A produção de açúcar exigiu extensas propriedades, grande número de escravos, pastos para animais de tração, transportes e áreas florestais para obtenção de madeira e lenha e ainda a proteção dos canaviais contra os predadores naturais.
» Os engenhos de açúcar: as fazendas canavieiras, chamadas de engenhos , consistiam num conjunto de construções, em geral interligadas, do qual faziam parte a casa-grande, a senzala, a capela e a casa de engenho. Na casa de engenho, incluíam a moenda, a casa das caldeiras e a casa de purgar. A moenda era o local onde se esmagava a cana para extrair o caldo. A etapa do cozimento processava-se na casa das caldeiras e fornalhas e na casa de purgar, retirava-se as impurezas do produto. A produção e a comercializaçào desse sprodutos foram vitais tanto para consolidar o império mercantil português no Atlântico quanto para a expansão colonial, sua unidade produtiva – a latifundiária, exportadora e escravista – formou a base da sociedade colonial