TRABALHO HIST RIA DA PSICOLOGIA
1°) FALE DA IMPORTÂNCIA DO CÉREBRO.
A consciência de que o cérebro é um órgão importante remota a milhões de nãos na história da humanidade. Existem evidências antropológicas sugerindo que os primeiros hominídeos sabiam ferimentos na cabeça poderiam causar incapacidade ou morte e que eles infligiam intencionalmente golpes na cabeça dos animais que caçavam, bem como de outros homídeos. Em nossa história mais recente, atribui-se a Hipócrates.(460-379 a.C) o reconhecimento de que o cérebro é o órgão da inteligência. Existem tratados anatômicos sobre o cérebro e os órgão sensórias ( em particular os olhos) que incluem diagramas baseados em dissecações, que datam de mais de 2.500 anos.
2°)APONTE O PERÍODO PRODUTIVO DA HISTÓRIA PARA OS AVANÇOS DA ANATOMIA CEREBRAL E FAÇA COMENTÁRIOS.
A renascença foi um período especialmente produtivo para avanços da anatomia cerebral. Leonardo da Vinci(1452-1519) dissecou mais de 300 cadáveres ( muito deles criminosos executados) e fez mais de 1.500 desenhos detalhados do cérebro. Finger (2000) observou que da Vinci “exibia precisão sem precedentes em relação ao corpo humano e suas partes”. Infelizmente, ele não publicou seus desenhos e poucas pessoas tiveram a oportunidade de apreciá-los. Quem chegou a publicar desenhos que ensejaram avanços significativos em Neuroanatomia, descrevendo o cérebro humano” mais realisticamente do que antes, em palavras e ilustrações foi, Andreas Vesalius (1514-1564). Marcos importantes durante a renascença incluíram a descoberta do líquido cerebroespinal, a diferenciação entre massa branca e massa cinzenta do córtex, a nomeação de várias áreas do cérebro( como ponte e o hipocampo) e a descoberta de que a imagem na retina era invertida.
3°) FALE SOBRE A INVENÇÃO MARCANTE PARA A NEUROANATOMIA E A NEUROFISIOLOGIA DO SÉCULO XVII.
No século XVII, uma invenção marcante para a neuroanatomia e a neuroanatomia e neurofisiologia foi a do microscópio. Embora anteriormente