Diretas J
Democracia e seus limites
Resumo: o texto aborda A campanha que polarizou a sociedade brasileira, pois propunha eleições diretas para Presidente da República, após um longo período de ditadura civil-militar. O governo tentava garantir que o próximo presidente fosse eleito via colégio eleitoral, enquanto as oposições buscavam romper com tal processo.
Palavras –chave: Ditadura Militar. Diretas já. Democracia.
Introdução
Para entendermos o tema: DIRETAS JÁ, e suas implicações na sociedade brasileira, precisamos primeiramente entender o que foi a ditadura militar, sendo a causa para que esse movimento exista na historia brasileira.
A ditadura militar é uma forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares. A ditadura militar no Brasil se iniciou em 1964, durando até 1985. Essa época foi marcada pela desorganização, falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, perseguição á política e repressão a todos que se opunham ao regime militar. A instabilidade política durante o governo de João Goulart foi uma grande influência para que ocorresse o golpe militar. Pois havia várias ocorrências de greves e manifestações políticas e sociais. Outros fatores foram o alto custo de vida enfrentado pela população, em meio a essa instabilidade, os partidos que estavam se opondo a João Goulart o acusavam de estar planejando um golpe esquerdista e que ele era o principal responsável pelos problemas que o Brasil estava enfrentando na época.
Porém os conservadores resolveram fazer um protesto pelas ruas de São Paulo onde milhares de pessoas compareceram , E a crise política e a tensões sociais só estavam aumentando, em meio a tudo isso as tropas de Minas Gerais e de São Paulo fizeram uma intervenção nas ruas para que não ocorresse uma guerra civil, em meio a essa situação, João Goulart saiu do país e foi assim que os militares tomaram conta do governo brasileiro criando várias leis, inclusive de caçar