Compostagem Domestica
TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
COMPOSTAGEM DOMÉSTICA
Prof.ª Nadia Valério Possignolo
Flávia Carolina Tinelli RA: 20111302
Thais Caroline Mendonça RA:20111105
Americana
2014
1. Objetivo
O objetivo desta atividade é aprender o método da compostagem, através de técnicas aplicadas com a finalidade da reciclagem e reaproveitamento dos resíduos domésticos que diariamente desperdiçamos em enormes quantidades, gerando no final um composto orgânico rico em nutrientes minerais com boas características para plantas e vegetais.
2. Materiais e Métodos
Os materiais necessários para a preparação da nossa compostagem doméstica foram:
Resíduos orgânicos;
Água;
Compostor tipo engradado de plástico;
Tesoura;
pHmetro;
Pá para revolvimento;
Termómetro Infravermelho;
Regador;
Luvas;
Terra;
Esterco.
O experimento foi conduzido em um terreno em frente à casa da Thais, onde ela possui uma horta. Escolhemos esse local, porque é de fácil acesso, protegido do excesso de vento e do sol, com disponibilidade de água e o chão sendo todo de terra, durante o período de 26 de Agosto de 2014 até 18 de Novembro de 2014.
A compostagem se processou em uma composteira de engradado de plástico (Figura 1), pois possui espaços para a circulação do ar, evita a entrada de roedores, fácil de colocar, virar e remover os materiais. Adaptamos uma tampa de madeira para evitar a entrada da água quando chove. O compostor foi colocado diretamente sobe a terra para facilitar a entrada dos decompositores (microrganismos, minhocas, etc.) e a absorção de escorrências.
Figura 1: Engradado de Plástico.
Iniciamos a montagem da composteira pesando os resíduos castanhos e verdes já cortados em pequenos pedaços. No fundo do compostor colocamos terra, (Figura 2), após adicionamos uma camada de resíduos castanhos e por cima uma camada de resíduos verdes (Figura 3), repetimos o procedimento até a altura do engradado, regamos cada camada de forma a manter um teor de