Trabalho Hist Ria 1
Gournay
(século XVIII)
contexto histórico
Com a crise política cada vez mais agravada, a nobreza e a alta burguesia insistia em ignorar revoltas populares, aumentando os impostos aos trabalhadores, principalmente os agricultores, principal fonte econômica. Enquanto isso alguns nobres e burgueses que possuíam cargos de nobres, passavam seu tempo refletindo sobre a sociedade, política e economia.
Fisiocracia
Foi uma ciência econômica exclusivamente francesa, pois todos os seus simpatizantes eram franceses.
.Características do pensamento fisiocrático :
●Ordem natural - conceito introduzido pelos fisiocratas, em que a economia funcionava por uma ordem natural inerente e préexistente. De acordo com essa premissa, as atividades humanas deveriam ser mantidas em harmonia com as leis naturais.
●"Laissez faire, laissez passer" (deixe fazer, deixe passar) - expressão de Vincent de Gournay que é o resumo de um conceito claro aos fisiocratas, que determinava que os governos não deveriam interferir nas atividades humanas, sendo que estas estariam em conformidade com as leis naturais.
●Ênfase na agricultura - era consenso entre os fisiocratas que a indústria, comércio e manufatura estavam subordinadas à agricultura, e, em menor proporção à mineração, por serem estas as fontes de riqueza, enquanto que os demais setores não detinham o fator produção, sendo, na concepção fisiocrata, meros transformadores.
●Reforma tributária - sendo a agricultura a atividade nuclear no desenvolvimento do modelo fisiocrata, os seguidores de tal doutrina econômica acreditavam que países como a França (a esmagadora maioria dos fisiocratas era de
intelectuais franceses)
deveriam unificar a série de impostos existentes, transformando num único imposto, a ser cobrado da atividade agrícola, tendo como foco principal os grandes donos de terra. Esta ideia refletia uma reação à condição em que se encontrava economicamente a França, com traços de mercantilismo, mas também de