Trabalho de Hist ria 1
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO DE HISTÓRIA DA TÉCNICA, TECNOLOGIA E DA INDÚSTRIA DO BRASIL II
DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL: 1930 – 1985
JHONATAN CONSTANTINO DE OLIVEIRA SILVA
CURITIBA, 04 DE NOVEMVRO DE 2014
DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL DURANTE A ERA VARGAS (1930- 1954)
Desenvolvimentismo – é o estado participando ativamente do crescimento econômico, através da produção industrial e de infraestrutura, com base na economia e no aumento do consumo.
No primeiro período de Vargas com a crise da economia mundial, no Brasil se viu o fim da supremacia da política do Café com Leite, dos cafeicultores e dos poderes dos grandes proprietários de terras.
Durante a era Vargas, o desenvolvimentismo discutido no Brasil era o de crescimento da indústria, dos transportes, dos recursos naturais e da modernização da agricultura, tudo com o apoio do governo. Este modelo desenvolvimentista dizia que era preciso investir na indústria e produzir aqui no Brasil o que importávamos, porém, com o crescimento das fábricas eram necessárias a criação de novas estradas, ferrovias e melhorar os portos do País, pois, só assim conseguiria que as matérias-primas chegassem às fábricas e os produtos manufaturados pudessem ser distribuídos, chegando até os consumidores. Além disso, com o aumento dos transportes, o Brasil teria que começar a explorar petróleo, carvão, ferro e outros recursos minerais, e ainda, era necessário fomentar a agricultura, com maquinários, sementes, irrigação, entre outros investimentos. Para estruturar essas bases desenvolvimentistas no País, criou o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico em 1952.
Vargas antes de ser presidente já apresentava uma política desenvolvimentista em seus discursos, como se pode ver em um discurso a Federação Rio Grandense em 1927:
“Todo desenvolvimento econômico deve ter por objetivo tornar a riqueza abundante pelo trabalho e ensinar o homem a usar dessa riqueza pela