trabalho hinduismo gi
PLURALIDADE RELIGIOSA – POLITEÍSMO – HINDUÍSMO
Nome: Giovana Amorim de Souza, nº 14
Nome: Juliana Torrezin Sophia, nº 25
Nome: Isadora Edith Clauzen Tonello, nº21
Serie: 9° Mi
Disciplina: Ensino Religioso e Ética
Professora: Rosana Carvalho
e) Rituais/Culto (TEXTO/ILUSTRAÇÃO)
Nascimento
Quando nasce um bebê hindu, ele é ritualmente lavado e a palavra sagrada "OM" é escrita com mel em sua língua. Outro importante ritual é o de dar o nome ao bebê, ou namkaran.
Casamento
A cerimônia de casamento hindu pode durar até 12 dias, com festas, danças e rituais religiosos. O principal ritual acontece à noite. O casal anda em volta de um fogo sagrado e dá sete passos, cada um simbolizando um aspecto de sua vida a dois.
Morte
Os hindus tradicionalmente são cremados em uma pira aberta, acesa pelo filho mais velho do falecido. Os ossos são jogados na água, para purificá-los e libertar o espírito da pessoa.
f) Símbolos religiosos (ILUSTRAÇÃO- somente)
g) Localidades onde estão e número de seguidores (ILUSTRAÇÃO)
h) Pesquise as três divindades diferentes, Brahma, Vishnu e Shiva.
Brahma:
É o criador do universo, é a inteligência criadora, representa a mente cósmica.
Brahma tem quatro cabeças e está sentado num cisne. Os Puranas dizem que ele criou Sarasvati (sua consorte, Deusa do conhecimento) e que ela corria de um lado para o outro e para cada lado que ela corria nascia uma cabeça, assim ele é representado com quatro cabeças significando os quatro vedas e todas as direções do conhecimento.
A tradição Védica usa alguns exemplos para explicar a criação. É dito que o “Criador é como a aranha tecendo a teia” . O Criador é a inteligencia e o material da criação. Ele retira de si mesmo o material da criação. Assim a criação é a manifestação do criador.
A base de Brahma é Sarasvati, o conhecimento. Assim Brahma está sentado num cisne. O cisne tem a capacidade de separar o leite da água, assim como, o