apostilas sexto ano ensino religioso (ciencias da religiao)
Professor: Edilson Vulcão
Série: 5ª série
Apostila de Ensino Religioso
Segundo semestre de 2011.
“Que a força esteja com você!”
Disciplina: Ensino Religioso
Professor: Edilson Vulcão
Série: 5ª série
TIPOS DE CONHECIMENTO
Buscar respostar para as dúvidas, querer saber das coisas, conhecer os fenômenos da natureza, entender a criação e o funcionamento do mundo... Tudo isso já nasce com o ser humano, pois o conhecimento, geralmente, vem antes pela curiosidade e pelo desejo de saber. Conhecer é reunir um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. Entre todos os animais, nós, os seres humanos, somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento; somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situação de mudança do conhecimento; somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos. Essa característica é o que nos permite dizer que somos diferentes dos gatos, dos cães, dos macacos e dos leões. Ao criarmos este sistema de símbolos, através da evolução da espécie humana, permitimo-nos também ao pensar e, por conseqüência, a ordenação e a previsão dos fenômenos que nos cerca. Esses questionamentos são naturais, ou seja, fruto do exercício natural da inteligência. Deles, surge o conhecimento empírico.
CONHECIMENTO EMPÍRICO (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum): é o tipo de conhecimento que surge no dia a dia, não é baseado ou comprovado pela ciência
Exemplo:
Quando um conhecimento empírico é substituído pelas informações comprovadas pela ciência, surge então o conhecimento cientifico.
CONHECIMENTO CIENTIFICO: É o conhecimento racional,