Trabalho higienização das mãos
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DR. JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO
TRABALHO DE SEMIOTÉCNICA
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
MARIANY VERGILIO GÊNOVA
1º MÓDULO DE ENFERMAGEM
Jales
Março de 2013
Você já lavou as mãos? Essa frase, muito repetida por pais e mães para seus filhos, principalmente antes das refeições, vem cada vez mais revelando sua importância, já que este simples hábito de higiene representa uma forma eficaz de evitar a disseminação de microrganismos como vírus e bactérias. Pesquisas já comprovaram, inclusive, que é a higiene das mãos a principal medida de prevenção contra infecções em ambiente hospitalar. Foi por esses motivos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A intenção é promover nesta data atividades de conscientização para profissionais da saúde, governo e administradores hospitalares sobre a importância do procedimento, difundindo o hábito pelo mundo todo.
Segundo as normas da OMS, a lavagem deve durar cerca de 1 minuto. Em épocas de surtos de gripe, esse procedimento se torna ainda mais importante e as mãos devem ser higienizadas sempre, principalmente após tossir e espirrar. Mantê-las limpas é indispensável para os profissionais da saúde e também para a população em geral.
Confira a seguir as dicas para uma higienização correta: * Molhe as mãos e espalhe o sabão cobrindo toda a superfície das mesmas; * Todo o processo dura cerca de 1 minuto, mas 20 segundos devem ser dedicados apenas ao ato de esfregar; * Esfregue as palmas, o dorso e também entre os dedos das mãos; * Enxágue todo o sabão e enxugue as mãos com uma toalha descartável, caso esteja em ambiente coletivo; * Essa toalha também deverá ser utilizada para fechar a torneira, caso a mesma não seja automática.
A utilização do álcool em gel também é indicada, principalmente na rua, quando não há a possibilidade de lavar as mãos com água e sabão, e após contato com botões de