TRABALHO HCS 1
- introdução ao objetivo do trabalho
Estamos convivendo com a mídia nos impondo diariamente uma ditadura da beleza, mas até que ponto isso é real? Porque a sociedade impõe que devemos ser magros? A maioria da população não se encontra nos padrões das modelos e atrizes da nossa atualidade. Aliás uma minoria dita o que é belo. Mas quem realmente é belo? O que é a beleza?
A definição de beleza segundo o dicionário: qualidade do que é belo, agradável ou que desperta admiração. A beleza é uma experiência, um processo cognitivo ou mental, ou ainda, espiritual, relacionada à percepção de elementos que agradam de forma singular aquele que a experimenta. A beleza agrada a quem vê, muitas vezes não podemos definir o que achamos belo. Simplesmente nos sentimos bem em admirar certas formas, figuras, paisagens ou pessoas.
Os padrões humanos para definição de beleza são culturais, geográficos e temporais.Uma mulher considerada bela antigamente, não necessariamente estaria nos conceitos de beleza de hoje. Porque antigamente preferia-se uma mulher com uma silhueta mais cheia.
Os padrões de beleza mudam. O que é belo aqui, talvez em outra cultura não seja. Alguém comum num local pode ser considerado belo num outro país. Ou, alguém que não lhe pareça bela para você, às vezes para seu colega ao lado seja a mulher mais linda que ele já viu! Como diria um poeta: A beleza está nos olhos de quem a vê.
Matematicamente consideramos belo algo harmonioso. Um rosto bonito normalmente apresenta uma simetria. Leonardo da Vinci já escreveu séculos atrás: “podemos dividir o rosto em 3 partes proporcionais: da implantação dos cabelos até o nariz, deste até os lábios e a última parte até o mento”. Um rosto considerado bonito possui estas medidas proporcionais. Porém não podemos dizer que somente quem possui tais medidas é belo. A modelo Gisele Bündchen não entra nesse conceito, mas quem tem coragem de dizer que ela não é linda? O conceito de