trabalho GRUPO PATR CIA SS 2014
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Falar de políticas sociais requer voltar os olhos para o contexto das questões sociais em nosso meio. Algo que ficou nítido após toda a ideologia excludente disseminada pelo sistema capitalista em nosso meio. De certa forma, esses instrumentos de promoção social surgiram como uma forma de controlar as revoltas sociais por parte da classe trabalhadora, que através dos manifestos, fez-se perceber enquanto demanda social, e que por esse motivo precisava ser entendido e atendido em seus anseios.
As políticas sociais são de fundamental importância para que os direitos sociais possam ser efetivados em nosso meio. Através das ações, programas e projetos desenvolvidos, é possível ofertar à sociedade o mínimo necessário para se viver bem, como em especial, no caso desse trabalho, o direito a uma moradia digna, essencial para o desenvolvimento e equilíbrio da instituição familiar.
O déficit habitacional no município de Colatina/ES é algo que fica evidente a cada ano. O processo de desenvolvimento econômico acaba atraindo mais moradores, que buscam na cidade melhores oportunidades e condições de vida, e o que se percebe, é que não há tantas oportunidades para esse público, que acabam ocupando as periferias, não tendo uma moradia digna para sobreviver.
Esse fator demonstra a importância de se conhecer a política habitacional do município, com vista a garantia de moradia digna para todos, desde que comprovada a sua residência, pois esse controle é essencial, para que não sejam atendidos pessoas de outros municípios, em detrimento dos cidadãos colatinenses que de fato necessitam da efetivação dessa política.