Trabalho Gregorio Magno
MARCOS FILIPE FERNANDES DE SOUSA
PAULO SERGIO ROBERTO DE SOUSA
MAVIAEL ALVES DE OLIVEIRA NETO
ODAIR MARQUES LIMA
GREGORIO I, O GRANDE
Trabalho apresentado para aprovação na matéria de História Eclesiástica I no Seminário Adventista Latino Americano de Teologia.
Professor: Pr Natan Fernandes
Turno: 7º Período Matutino
CACHOEIRA
2014
VIDA
Gregório I, corretamente cognominado "Magno" é tradicionalmente considerado um dos quatro "doutores da igreja" Ocidental, juntamente com Santo Agostinho, Santo Ambrósio e São Jeronimo. Alguns historiadores o chamam de o “ultimo romano”, por sua vida e atividade mereceu tais títulos. Veio de uma família proeminente, nasceu em Roma por volta de 540 e viveu até 604, filho de Gordiano, senador romano extremamente rico, e de Santa Sílvia, uma nobre que descendia em linha direta do bispo de Roma Felix III. Alcança a eminência civil ainda jovem, com cerca de 30 anos tornando-se praefectus urbis (prefeito), o mais elevado oficial civil de Roma. Pouco depois se demitiu para dedicar-se a vida religiosa. Converteu sua casa no mosteiro de Santo André e fundou seis outros nas terras de sua família, na Sicília e um em Roma. Gregório entrou nesse mosteiro como um simples monge. Após três anos, contudo, o papa de sua época Pelágio II, o nomeou como um dos sete diáconos distritais da cidade, oficiais cujo dever era cuidar da administração das esmolas. Em 590, por intermédio da aclamação popular do clero e do povo de Roma, Gregório foi eleito papa, catorze anos depois, em 12 de março de 604, morre.
FEITOS DE GREGÓRIO MAGNO
Empreendeu a evangelização da Inglaterra, enviando monges missionários, durante este período converteram ao catolicismo o rei Areberto, de Kent; desta maneira a Inglaterra foi transformada em um grande campo missionário católico.
Reformou o rito da missa. Promoveu em varias escolas o canto litúrgico, que deste em tão chamado canto gregoriano. Foi no tempo de gregório e por