semelhanças pstristicas grega e latina
1025 palavras
5 páginas
Semelhanças e Diferenças entre a Patrística Grega e a Patrística LatinaA Patrística Grega está ligada à Igreja de Bizâncio, a filosofia patrística é apenas incidental, exposta em meio aos assuntos teológicos, aos quais servia como esclarecimento. Depois cresce e alcança um relativo desenvolvimento. Todos os patrísticos estão na linha do platonismo e neoplatonismo.
Os principais nomes são:
João Crisóstomo: Em seus sermões proféticos atacava reis, bispos e autoridades;
Gregório de Nissa: Essencialmente místico, foi quem sistematizou, pela primeira vez, a teologia da Igreja;
Gregório de Nazianzo: Sua teologia é voltada para os pobres, excluídos, órfãos, viúvas e doentes;
Basílio Magno: o pai dos monges orientais, traz a audácia da denúncia e a profundidade de seus conteúdos.
A maior parte desses escritos foi feita na língua grega. Há escritores que insistem em afirmar que, do ponto de vista lingüístico, o cristianismo, nos seus primeiros séculos, foi um movimento grego. A civilização, a cultura e a literatura helênica tinham conquistado tão profundamente o mundo romano, que não era possível encontrar no Ocidente uma só cidade em que não se falasse corretamente o grego. Os Pais gregos, bem como os autores do Novo Testamento, não escrevem no grego clássico, e sim no koiné, um meio-termo entre o ático (clássico) e o demótico (popular).
A Patrística Latina está ligada a Igreja de Roma, e se apresenta ainda com caráter de religião oriental, a Carta aos Romanos, do Apóstolo Paulo, foi escrita em grego. Aos poucos o latim se torna a língua da Igreja do Ocidente, que finalmente a introduzirá em sua liturgia oficial; esta iniciativa trouxe o latim até aos dias atuais, em um uso que foi sua fortuna. Agostinho: a razão (a filosofia aristotélica) e a fé, que apontam para Deus (“a primeira verdade”) e o homem (“destinatário da misericórdia divina”). uma visão atual e precisa da liberdade humana, bem como da origem do mal moral.
Jerônimo: traduziu a Bíblia, do