trabalho GME
DISCIPLINA: GME – GERADORES E MOTORES ELÉTRICOS
INSTRUTOR: EDUARDO CORRÊA
ALUNOS:
FABRICIO FREIRE DA SILVA CEZARIO
MARCOS ALEXANDRE DA SILVA
MICHAEL FERREIRA DOS SANTOS
MÜLLER THIAGO R. S. MORAES
RALF GOMES CASSIANO
TURMA:
TEC – 25
SÃO PAULO
SETEMBRO/2013
Sumário
INTRODUÇÃO
Quando um circuito elétrico está em funcionamento, há uma movimentação ordenada dos elétrons da última camada de elétrons dos fios condutores e das peças deste circuito. Esses elétrons estão fracamente presos aos átomos, podendo assim, circular pelo circuito, por este motivo eles recebem o nome de elétrons livres.
Enrolando-se dois fios isolados (com as pontas desencapadas) em torno de um núcleo de ferro, ao aplicar-se uma corrente elétrica variável em um dos enrolamentos, produz-se um campo magnético em torno destes fios. Este campo magnético é transferido para o núcleo de ferro e é intensificada pela presença desta peça de ferro, ao mesmo tempo, a variação do campo magnético do núcleo é induzida para o outro enrolamento, movendo os elétrons livres do fio condutor, fazendo surgir uma corrente elétrica quando é fechado um circuito, ligando-se uma lâmpada, por exemplo, nos terminais deste enrolamento.
Sabendo-se que ao se aplicar um campo magnético variável em um núcleo de ferro, tendo-se um fio condutor enrolado em torno desse núcleo, obtém-se energia elétrica no enrolamento. Conclui-se que ao se movimentar nas proximidades desse dispositivo de modo que apliquem um forte (intenso) campo magnético variável no mesmo, esta máquina pode ser usada como gerador de energia elétrica.
1. PARTE EXPERIMENTAL
1.1 Lista de material:
1 transformador de força 6v + 6v 300ma 110 – 220v
4 ímãs toroidais
1 diodo emissor de luz (LED)
1 suporte para fixar o transformador e um mecanismo com manivela para movimentar os ímãs nas proximidades do transformador.
2. CIRCUITOS