Trabalho Giovana
Aluna: Giovana Fideles Pereira
Técnico em Segurança do Trabalho
Questões respondidas da página 241 à 256
1. Partindo desse pressuposto, o ponto de partida das empresas no contexto da segurança do trabalho e saúde ocupacional pode ser compreendido através da elaboração, implementação e acompanhamento de Programas básicos estabelecidos pela legislação: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO. Tais programas estão diretamente ligados e deles poderão resultar, a depender das necessidades detectadas, outros programas específicos.
2. Não. A elaboração de tais Programas é apenas uma dessas etapas preliminares. Depois de elaborados e apresentados, a empresa deverá implementar as ações corretivas previstas com o objetivo de se dar continuidade a gestão da segurança e saúde no ambiente de trabalho. Deverão ser renovados e atualizados segundo as exigências legais conforme previsto.
3. Os riscos ergonômicos são aqueles que podem suceder de: Levantamento e transporte manual inadequado de peso; mobiliário Inadequado; equipamentos faltantes ou incompatíveis nos locais de trabalho; condições Ambientais de Trabalho inadequadas; problemas de organização no local de trabalho e outras situações causadoras de stress físico ou psíquico.
4. São aqueles que podem ocorrer de: arranjos físicos inadequados, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, contato acidental com eletricidade, probabilidade de incêndio e explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos e muitas outras situações de riscos que possam contribuir para a ocorrência de acidentes.
5. PCMSO é o programa que está previsto na Norma Regulamentadora 7 e que tem como objetivo a promoção e a preservação da saúde dos trabalhadores. Tem o caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionada ao trabalho bem como a