Trabalho Gestão de Projetos de Engenharia
Alunos: Adriano M. Bromochenkel (Elétrica), Flávio R. Tavares (Elétrica), Gesha da S. P. Xavier (Produção), Juliano P. Tomaz (Elétrica), Robert B. S. de Castro (Elétrica) e Victor R. Braz (Elétrica).
Disciplina: Introdução à Engenharia | Professora: Denise Simões D. Bernini
GESTÃO DE PROJETOS DE ENGENHARIA - ESTUDO DE CASO DE CONTRATAÇÃO TURNKEY
Os projetos de engenharia por sua complexidade vêm sendo gerenciados utilizando metodologias de gestão de projetos. Sendo estes projetos geralmente de grandes proporções, são aplicadas modalidades de contratação de serviços desde a fase de definição de escopo até a execução do projeto. Dentre estes tipos de contratação, uma modalidade crescentemente utilizada é a contratação tipo Turnkey. Na engenharia, onde a complexidade dos empreendimentos é grande, um eficiente gerenciamento de projeto pode garantir o sucesso e reduzir os impactos de atrasos e mudanças que ocorrem durante a execução do empreendimento.
Para a execução de um empreendimento, o cliente idealizador do projeto geralmente realiza a contratação de uma ou mais empresas que irão planejar, projetar e executar as tarefas necessárias para conclusão do projeto. No mercado são aplicadas várias modalidades de contratação, diferindo entre si principalmente pelo risco que cada uma das partes assume (contratante e contratada). Estas modalidades são agrupadas em três categorias: contratação de preço global, contratação por custos reembolsáveis e contratação por tempo e material.
- Contratos de preço fixo ou preço global: envolve um preço total fixo para um produto bem definido. Podem também incluir incentivos para que objetivos selecionados para o projeto, como metas de cronograma, sejam atingidos ou superados.
- Contratos de custos reembolsáveis: envolve o pagamento (reembolso) para o fornecedor pelos custos reais do fornecedor acrescidos de uma remuneração que normalmente representa o lucro do