TRABALHO GESTAO
TATIANE SULVA
MATRICULA 225365
A Logística então surge aí. Em tempo de globalização e de alta competitividade empresarial, a logística, hoje em dia é sem sombra de dúvida o grande diferencial em termo de gestão administrativa.
Nesta década, o papel da logística no negócio aumentou tanto em escopo quanto em importância estratégica. A integração de cadeias de suprimentos, resposta rápida, filosofia just-in-time, revolucionaram não somente a forma pela qual as empresas gerenciam suas atividades logísticas, mas também, como gerenciam todo seu negócio. As estratégias logísticas influenciam no projeto do produto, nas parcerias, nas alianças e nas seleções de fornecedores e outros processos vitais de negócios. Com uma contínua necessidade de aprimoramento as empresas procuram aumentar sua competitividade e a conquista constante da fidelidade de seus clientes, com isso, os administradores buscam a integração da logística ao marketing.
Agora que a prioridade é a redução de custos com o aumento de produtividade, as empresas precisam unir logística e marketing. Com essa integração as empresas estão adquirindo "super poderes" capazes de gerar competitividade no mercado e fidelização de clientes.
Essa integração não é só possível, como absolutamente necessária às empresas que desejam ser competitivas no mercado atual. Aqueles que primeiro entenderem a transcendência do planejamento logístico global e que incluírem isso no seu planejamento estratégico, serão os primeiros a colherem os frutos: uma maior participação no mercado em que atuam. Segundo especialistas, a importância da logística associada ao marketing ganhou força com o surgimento das empresas ponto com, mas vêm crescendo junto a todas as empresas. Analisando dessa ótica, conclui-se que há uma relação direta entre marketing e logística. A logística é o braço operacional do marketing. O marketing vende o produto e a logística materializa a posse