fichamento do livro Francisco Felix de Souza, Mercador de escravos.
Autor: Alberto da Costa e Silva.
Referência bibliográfica: Silva, Alberto da Costa e. Francisco Félix de Souza, Mercador de Escravos/ Alberto da Costa e Silva. –Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
Resumo da obra:
Em 'Francisco Félix de Souza, mercador de escravos', Alberto da Costa e Silva dá vida à história de um dos mais importantes traficantes de escravos do século XIX, um baiano que, tendo chegado à África sem um tostão, em pouco tempo tornou-se um poderoso chefe africano e um dos maiores mercadores de escravos. Mestre de um comércio fundado na violência e na crueldade, era tido, até mesmo por seus adversários, como um homem generoso e desprendido, padrinho, líder e protetor dos ex-escravos retornados do Brasil e que se instalaram na costa africana. Mais que uma história de um homem que virou mito, Alberto da Costa e Silva traça um retrato fascinante da África do século XIX.
Credencial do autor:
Nasceu em São Paulo em 1931. É poeta, historiador e membro da Academia Brasileira de Letras. Um dos mais importantes intelectuais brasileiros e especialista na cultura e na história da África. Publicou diversos livros sobre o assunto, como A enxada e a lança (1992), A manilha e o libamos (2002), Um rio chamado Atlântico (2003) e Francisco Félix de Souza, mercador de escravos (2004). Escreveu Castro Alves, um poeta sempre jovem (2006), para a coleção Perfis Brasileiros, da Companhia das Letras. Também é autor de livros infanto-juvenis, como Um passeio pela África (2006) e A África explicada aos meus filhos (2008). Em 2009, publicou O quadrado amarelo, que reúne textos sobre arte e literatura, cruzando referências populares e eruditas, recorrendo à memória e às suas experiências de viagem.
Parte I: de 01 a 03
“Este é o quarto de Francisco Félix de Souza. Não repare nos descascados e nas manchas das paredes. Cuide da cama portuguesa, de madeira sólida (não sei se pau-ferro, jacarandá ou mongo),