fichamento
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
ALEXSANDRA LEITE DE CARVALHO
FRANCISCO FÉLIX DE SOUSA,
MERCADOR DE EXCRAVOS
Fichamento apresentado no curso de História da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina História da África no 3º período, sob orientação do Prof. Igor Oliveira.
Paripiranga
Agosto de 2014
SILVA, Alberto da Costa e, Francisco Félix de Sousa, mercador de escravos/ Alberto da Costa e Silva. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira: EdUERJ, 2004. Alberto da Costa e Silva nasceu em São Paulo em 1931. É poeta, historiador e membro da Academia Brasileira de Letras. Um dos mais importantes intelectuais brasileiros e especialista na cultura e na história da África. Publicou diversos livros sobre o assunto, como: A enxada e a lança (1992), A manilha e o libambo (2002), Um rio chamado Atlântico (2003) e Francisco Félix de Souza, mercador de escravos (2004) entre outras obras. Ao lado de Lilia Moritz Schwarcz, desde 2008 dirige a coleção das obras completas de Jorge Amado para a Companhia das Letras. Na obra o autor relata sobre a vida do mercador de escravos Francisco Félix de Sousa nascido na Bahia e depois ingressado em uma viagem rumo ao continente Africano em busca de melhores condições financeira. Ao chegar na África além de ter conseguido ser um traficante de escravos foi preso e teve seu título de Chachá sendo considerado o melhor mercador de escravos sendo temido pelos europeus e africanos.
CAPÍTULO 1. (01 Á 04)
“(...) chegará a África tão pobrezinho de Deus que recolhia, para manter-se, os curis que a gente da terra deixava na base dos fetiches. Sua condição de foragido ou desterrado não lhe vedaria, aliás, o serviço na fortaleza”. (SOUSA, 2004. p. 14).
“(...) saiu de madrugada de Ajudá, para estar as seis horas depois em Popô Grande; dali, após um demorado repouso, retomou o trajeto às sete da noite,